Hinos Avulsos

On 24 de September de 2012, in Fórum, by Celso Nery

Hinos Avulsos CCB

por Celso Nery

.

Recentemente recebi um email de um nosso irmão que falava a respeito dos Cânticos de louvores á Deus , mais conhecido como Hinos Avulsos, e ele falava assim

 

Conteúdo do e-mail

.

Gostaria de dizer que na CCB existem vários ensinamentos na parte musical em que a irmandade não deve nem compor e nem cantar estas melodias que são intituladas “avulsos”, pois os Hinos Sacros estão no Hinário que leva o nome de Hinos de Louvores e Súplicas a Deus.

.
Os ensinamentos de 1962, 69 e 96 dizem claramente isto.

.
Até o livreto de ensinamentos para os músicos na CCB diz que os músicos não devem florear, fazer arpejos, acrescentar notas ou qualquer outra inovação que tire o sentido Sacro de nossos Hinos, agora imagine compor outras melodias???
Deus abençoe.

Como visto, existem os ensinamentos datados de 62, 69 e 96 mais ao meu ver, existem coisas muito mais além do que datas, e isso se chama alma

Eu mesmo tive uma experiência com um Cântico que nunca mais saiu da minha mente, coisa fantastica

.

e você, qual e o seu ponto de vista sobre este assunto?, comente!!



.

Não deixe de ver

_________________________________________________________________

Cifras CCB

Exercícios

Avulsos CCB



.

.

Artigos Relacionados:

Tagged with:
 

6 Responses to “Hinos Avulsos”

  1. Gabriel says:

    Eu acho um absurdo, esses “ensinamentos”, pois são escritos por homens e o homem é sujeito a falha, as unicas palavras que rejem minha vida e qual obdeco é a palavra de Deus, as escrituras, nada alem disso. O que a congregação impoe nao são ensinamentos, são regras, são leis, pois elas devem ser seguidas, são obrigações e onde já se viu o homem querer mandar na igreja. Estes “ensinamentos” são somente criados para manter a igreja nas redeas, sob o controle e calada e a igreja só cresce por causa do medo. Do medo de perder a salvação, do medo do seus filhos darem mau exemplo e envergonharem seus pais.
    A congregação tem uma politica de ameaça e julga seus membros e muitos não saem por medo, muitos não acordam por medo e a igreja só cresce pelo medo que os lideres impoe nos membros.
    Eu discordo de muitos destes “ensinamentos” não por ser rebelde, e sim por conhecer a verdade, conhecer a palavra de Deus e quem A conhece sabe os absurdos que são esses ensinamentos.
    Entrando no mérito da pergunta, sou totalmente a favor dos irmão louvarem a Deus conforme desejarem. Louvarem a Deus em Espirito e em verdade. Louvarema Deus conforme entenderem, utilizando o hinario ou não, utilizando seus instrumentos ou não, com louvores ou danças. Pois toda a forma de louvor a Deus é valida e Deus se agrada da adoração.
    E vamos parar com esse absurdo de chamar os louvores, hinos a Deus de “HINOS AVULSOS”, pois isto é um termo bem pejorativo, vamos tratar todo hino e louvor a Deus com respeito, pois foram inspirados e servem como adoração a Deus.
    Sou contra quando o irmao quer se aparecer, dar show, mostrar que toca muito, mostrar que canta muito, que é melhor que outro, pois ele não esta adorando a Deus e sim chamando a atenção a ele. Isso sim pra mim é errado. Louve a Deus como bem quiser, só não queira chamar a glória para si.

  2. isaias maia says:

    existe o particular de Deus com cada um que deve ser respeitado,mas tambem deve ser respeitados os ensinamentos que é para todo o coletivo , já que o particular de Deus com a pessoa, possa escandalizar alguns , disse paulo, ” se comeres carne escandaliza teu irmão, então não coma carne” se o que é obra para uns é escandalo para outros , seria bom deixarmos de lado as diferenças e Deus a seu tempo julgará a todos, pois estamos trazendo o nosso ponto de vista para dentro da obra e isto não é bom, preservemos a obra das nossas achologias.

  3. Vagner Otavio says:

    A Paz de Deus a todos.
    Fui eu quem postou o comentário a respeito dos ditos “avulsos”, e gostaria de dizer que nada é proibido, mas na Obra de Deus tudo o que é feito é feito em oração e confirmação de Deus…
    Se temos os ensinamentos, eles vem de Deus e não dos homens, pois senão esta Obra seria como as outras, onde cada um faz o que quer, onde cada um grava um dito “louvor” e fazem até comércio…
    Nesta Obra tudo é orado, quando se é batizado, quando um músico passa pela oficialização (se não orar não é oficializado), Santa Ceia, Unção, visitas, enfim TUDO pela oração é confirmado.
    Assim são nossos hinos que são orados também e confirmados antes de serem apresentados á irmandade… Só os ditos “avulsos” é que não foram até hoje orados… interessante não????
    Tem muita carnalidade no nosso meio, e creio que se o Senhor Deus dá um cântico espiritual para alguém, isto é entre a pessoa e Deus e não deve ser propagado como um “hino avulso”, pois Avulso quer dizer APARTADO, SEPARADO, QUE NÃO FAZ PARTE (segundo o dicionário)…
    Tudo é orado para que faça parte da União que temos com o Espírito Santo, por isso mesmo os ditos “avulsos” não são orados, pois não são de Deus… Apesar de muitos tentarem forçar para dizerem que é, pois de acordo com os ensinamentos que foram lidos na igreja, os quais coloco abaixo, dizerem que devemos ficar na União que temos desde o início desta Obra… Que aliás não existia nenhum dito “avulso”.
    Para os que não conhecem (pois os que postam os ditos “avulsos”, não propagam mesmo), coloco abaixo:
    1962:
    - HINOS QUE NÃO CONSTAM DE NOSSOS HINÁRIOS
    Se tem conhecimento que em várias congregações estão cantando hinos que não constam de nosso hinário. Até irmãos anciães tem escrito hinos e determinam que sejam cantados em cultos e batismos. Já temos sido ensinados a não cantar hinos que não constam do nosso hinário; está em andamento a compilação do novo hinário e estamos fazendo traduções de hinos de Italiano, Inglês e Espanhol. Quanto aos hinos que a irmandade envia quase nada se vem aproveitando para o novo hinário. Os músicos devem executar os hinos tocando só o que está escrito, sem aumentar nem diminuir nem fazer passagens nem floreados, e nem tocar em menor. As cousas de Deus são santas quer nas Congregações ou em outro qualquer lugar. Espera-se no novo hinário modificar a clave de fá de vários hinos que tenham o ritmo de valsa, procuraremos dar a eles um sentido mais sonoro.

    1965:
    - HINOS PARTICULARES: CANTAR HINOS QUE PERTENCEM A SEITAS
    Veio ao nosso conhecimento que, em inúmeras localidades a nossa mocidade e a irmandade em geral estão tomando este hábito de cantar hinos de seitas. Cantam em suas casas e pelas casas de famílias. Este hábito é uma novidade que está entrando e se não fazemos atenção acabaremos nos misturando com as seitas. Nunca jamais façamos isso. Deus tem preparado para Seu povo o novo hinário: “HINOS DE LOVUORES E SÚPLICAS A DEUS” Nº 04, contendo além da maioria dos hinos antigos, mais cento e quarenta hinos completamente novos. Assim pois, não é necessário estar cantando hinos de seitas. Recomendamos também a irmandade para deixar de cantar hinos feitos por irmãos nossos. Há irmãos que fizeram hinos até para casamento! Nós não temos este costume. Assim, devemos nos contentar com os hinos que o Senhor preparou de serem incluídos no novo Hinário e sejamos gratos a Deus também por esta benção e permaneçamos na obediência.

    - SERENATAS
    Há irmãos músicos que se reúnem e vão fazer serenata defronte da casa de outros irmãos, com hinos ou outras músicas. Isto não está de acordo, e não resulta em boa cousa. Não passa de uma satisfação carnal. Devemos tocar os hinos para louvar a Deus e não para isso.

    1996:
    - HINOS QUE NÃO CONSTAM DE NOSSO HINÁRIO.
    Têm chegado ao conhecimento do Ministério, gravações de hinos que não pertencem ao Hinário da Congregação. Sabemos que há irmãos habituados a compor tais hinos, outros a gravá-los e a distribuí­-los à irmandade, que, em algumas congregações, até já os têm ensaiado.
    O Conselho de Anciães, considerando o assunto, deliberou lembrar a irmandade que somos um só povo, uma só família em Cristo Jesus, pelo que não devemos nos desviar
    dos ensinamentos que nos foram dados pelos primitivos servos de Deus nesta gloriosa Obra.
    Assim, não deve mais a irmandade se preocupar nem em compor, nem em cantar esses hinos avulsos, pois isso poderá gerar uma confusão em nosso meio, para desviar-nos da unidade e da guia que esta Obra possui desde o princípio. Além do mais, possuímos em nosso Hinário 450 hinos, alguns dos quais quase não são chamados nos cultos. A irmandade deve dedicar-se a conhecer as melodias dos nossos hinos e suas palavras, as quais nos foram dadas por revelação de Deus.

  4. Vagner Otavio says:

    Acrescentando sobre o comentário acima que os ensinamentos são de homens, gostaria que ele pensasse se os ditos “avulsos”, no caso, também não seriam???
    Alguns dizem que os ensinamentos são de homens, pois são contra aquilo que estão fazendo, mas não se perguntam se as composições que alguns fazem que não são nem ensinados nas escolinhas musicais, nem ensaiados nos ensaios locais e regionais e nem cantados em nenhum serviço ESPIRITUAL na igreja.. Será que são de Deus realmente???
    Quando um testemunhado vai na igreja, porquê não ouve um dito “avulso”????
    Porquê os que gostam tanto dessas coisas não chamam uma dessas composições nos cultos???
    São coisas que devemos pensar sériamente e levar em conta que esta Obra é espiritual e não carnal, onde cada um faz o que dá em sua cabeça…
    Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém…
    Deus abençoe.

  5. Anonimo says:

    A paz de Deus, gostaria de perguntar aos que são contra aos hinos avulsos, canticos espirituais, de qual hinario da congregação Davi tocava seus canticos e Deus expulsava os maus espiritos? E também quem carimbou Nosso Senhor Jesus Cristo com o carimbo da CCB? Isso falo porque Deus mandou numa palavra. Temos nossa doutrina para não virar bagunça, mas Deus ele opera do jeito que Ele quer, o homem não pode controlar o operar de Deus.
    Existe a carne, mas cuidado povo, quando é espirito de Deus voce pode estar blasfemando, lembre-se: Pecado não é só fornicação, adulterio, etc…

  6. Marcelo says:

    Tem muito mais coisas além de tudo isso qe foi exposto aqui
    Só Deus

Comente você também!