CONHECENDO O VIOLÃO




√ CONHECENDO O VIOLÃO

por Celso Nery

Partes de uma guitarra acústica ou violão

1 Cabeça, mão, paleta
2 Pestana, capotraste
3 Cravelha, tarraxas ou carrilhões
4 Trastes
6 Elementos decorativos
7 Braço
8 Tróculo
9 Corpo (caixa de ressonância)
12 Cavalete
14 Fundo
15 Tampo dianteiro
16 Lateral, faixas ou ilhargas
17 Abertura ou boca
18 Cordas
Cabeça, braço e escala

A cabeça (1) da guitarra clássica é geralmente feita da mesma madeira do braço e em alguns casos é entalhada no mesmo bloco de madeira. É fixada na extremidade do braço formando um pequeno ângulo para facilitar o posicionamento das cordas sobre a pestana (feita de osso, plástico ou latão em alguns casos). Os carrilhões (cravelhas) dos instrumentos modernos são feitos de aço com abas de plástico, osso ou madrepérola. Na maior parte das guitarras acústicas há três carrilhões de cada lado da cabeça.

 O braço (7) do violão é mais largo que o de outras guitarras acústicas, como por exemplo, a guitarra folk. É composto basicamente de uma barra maciça e rígida de madeira fixada ao corpo. Madeiras de grande resistência à tração são preferíveis, as mais usadas são o mogno e o cedro. O braço é colado ao corpo com o auxílio de um reforço estrutural.

A escala (20) Feita de uma madeira diferente do resto do braço, como ébano, a escala é montada sobre o braço para fixar os trastes e servir de apoio aos dedos do executante. As guitarras clássicas geralmente não apresentam elementos decorativos sobre a escala. Os violões modernos são construídos com os trastes posicionados para proporcionar intervalos iguais em todos os semitons (temperamento igual). Em geral, a parte livre do braço é mais curta que nos instrumentos elétricos, com doze trastes da pestana até a junção com o corpo.

Fonte Wikipédia
Veja também


Artigos Relacionados:

Celso Nery

Celso Nery, estudou violão clássico durante 5 anos no Teatro Municipal de Santos com o Prof° e Maestro Antônio Manzione, da Camerata de Violões Heitor villa lobos. É músico na CCB e atualmente mantém o blog Hinário Cifrado, disponibilizando Cifras de Hinos e Cânticos Avulsos, para a cara irmandade tocar em seu violão e servir à Deus.

3 comentários em “CONHECENDO O VIOLÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons