√ ACORDES





√ ACORDES

É um sistema de notação musical usado para indicar através de símbolos gráficos ou letras os acordes a serem executados por um instrumento musical

(como por exemplo uma guitarra).

As cifras são utilizadas principalmente na música popular, acima das letras ou partituras de uma composição musical, indicando o acorde que deve ser tocado em conjunto com a melodia principal ou para acompanhar o canto.

Este tipo de notação ou cifragem indica ao executante o acorde que ele deve usar, mas deixa a sua sensibilidade musical responsável pela maneira exata na qual ele executará os acordes. A imagem abaixo mostra dois exemplos de cifras, sobre uma partitura. Sobre o primeiro compasso, um diagrama de acorde, indica os pontos no braço do violão em que as cordas devem ser pressionadas para formar o acorde (neste caso um acorde de Fá maior).

No segundo compasso, é utilizada uma cifra em forma de texto.

Neste caso é apenas o símbolo do acorde que é indicado (Lá sustenido maior).

Cifras.png

Forma textual

A forma mais comum das cifras, no entanto, utiliza letras, números e símbolos musicais para indicar a nota fundamental do acorde e sua estrutura, indicando se ele é maior ou menor, o uso de intervalos adicionais como quartas, sextas, sétimas e nonas ou a inversão do acorde. Um músico experiente é capaz de reconhecer as estruturas indicadas pelas cifras e reproduzir imediatamente o acorde indicado.

Regra de formação

A nota fundamental é definida pelo sistema de notação alfabética em que o nome de cada nota musical corresponde a uma letra de A a G, com sustenidos ou bemóis quando necessário:

  • TABELA





Artigos Relacionados:

Celso Nery

Celso Nery, estudou violão clássico durante 5 anos no Teatro Municipal de Santos com o Prof° e Maestro Antônio Manzione, da Camerata de Violões Heitor villa lobos. É músico na CCB e atualmente mantém o blog Hinário Cifrado, disponibilizando Cifras de Hinos e Cânticos Avulsos, para a cara irmandade tocar em seu violão e servir à Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons